Seguidores

segunda-feira, 30 de maio de 2011

The Voice - Blind Auditions


Esse post é pra dizer que me rendi ao reality show The Voice. No momento, estou começando a assistir e tentando me atualizar nesse programa... por isso ele ainda está no Tirando o Atraso

Bem esse post é sobre o primeiro “episódio” desse reality que nada deve ao American Idol. Apesar de gostar do Idol, tenho sérias críticas a esse formato. Primeiro, porque tenho a sensação que poucas pessoas se importam com a qualidade vocal propriamente dita do candidato ou calouro em questão. Segundo, o Simon, pra mim, sempre foi o melhor jurado! O que ele falava da forma que ele falava (por vezes rude, seco) é bem o meu estilo de cobrar os meus ouvidos. Amo música, e tenho um pai super hiper ultra cri-cri com isso, e com ele eu acostumei o meu ouvido pra notar desafinos, semitonadas e outros detalhes sutis com relação a apresentações. Portanto a saída do Simon, prejudicou muito a qualidade...

A segunda coisa que realmente diferencia os dois programas apesar de serem realities shows musicais é o estilo. A criatividade dos criadores do The Voice em colocar as audições “às cegas” foi impressionante! Era o que faltava! Não se guiar pela aparência do individuo na hora de escolher, mas principalmente, só apertar o botão quando sente a intensidade vocal, ou o sentimento e emoção que aquele candidato passa com a voz! Isso me ganhou no programa, confesso!

E temos os jurados:

+ Christina Aguilera: Você pode até não gostar, como eu, de como a carreira dela seguiu. Mas convenhamos que de Voz ela entende! É fantástica o modo como canta fácil e é considerada uma das vozes mais potentes no cenário musical atual.
+ Blake Shelton: O maior cantor country da atualidade nos Estados Unidos, tendo sido catapultado para a Billboard list por conta da música “Austin”. Ganhador de vários prêmios pelo seu trabalho, tipo Grammys, é um dos grandes nomes musicais do programa.
+ Cee lo: Confesso que não o conhecia pelo nome... apenas por uma música que com certeza você nunca ouviu... “I'll make you craaaazy” Pois é. Gnarls Barkley é o nome da dupla formada por Cee Lo e Danger Mouse, e “Crazy” foi a explosão deles mundialmente. Além disso, ele só é cnator, rapper, compositor e produtor musical de hip hop, soul, funk e R&B. Mais alguma coisa?
+ Adam Levine: de nome, mais uma vez eu não conhecia, mas o epíteto, vocalista da banda Maroon 5. Eu amo esse grupo e acho as letras e toda a capacidade musical deles maravilhosa e só pude comprovar isso quando vi Adam julgando os candidatos...

Comparações como a que eu fiz anteriormente são inevitáveis, mas é claro que são dois estilos completamente diferentes. Os candidatos também o são. A idéia é montar grupos para serem treinados. A partir da audição, cada jurado monta uma equipe a qual treinará para assim vencer a competição. Os quatro jurados estão de costas para o palco, apenas podendo ouvir o candidato. Se gostar do que ouviu eles apertam o botão a sua frente e a cadeira gira, dando o sinal de que o candidato foi aprovado por aquele jurado que o treinará. A frase “I want you” Eu quero você pisca, pois o jurado está dizendo que deseja que aquela voz esteja na sua equipe.

Se mais de um jurado dizer sim ao mesmo candidato, o talentoso cantor deverá escolher qual deles será o seu treinador. E isso é o grande barato! Não é mais o candidato pedindo pelo amor de Deus para ser aceito, são os grandes nomes da música americana pedindo para serem escolhidos por aquele candidato! Chega um ponto que pelo estilo dos cantores, você começa a pensar quem vai virar para escolher. Isso mais a simpatia dos jurados, mais a capacidade vocal dos candidatos realmente me conquistaram nesse programa.

Então, nesse momento, eu gostaria que vocês deixassem suas impressões do reality que vou conseguir alcançar. Estarei continuando a assistir e comentar com vocês a respeito sem dúvida disso.

Um comentário:

  1. Já ouvi falar desse reality, mas não assisto muito esse estilo de programa, apesar de ter pensado em baixar por causa do vocalista do Maroon 5.

    Sa, tem selinho pra você no blog.

    Beijos!

    ResponderExcluir

E você? Concorda comigo?