Seguidores

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Especial - Caçada a Osama Bin Laden -

  Desde o dia 11 de setembro de 2001, um homem se tornou a pessoa mais procurada do mundo, seu nome é Osama Bin Laden, lider da maior rede terrorista conhecida, a Al Qaeda. Seus atos resultaram na morte de milhares de pessoas no que foi o maior atentado terrorista da história da humanidade, o impacto de dois aviões comerciais contra as torres gêmeas.

  A reação dos Estados Unidos foi declarar guerra contra Al Qaeda e seus aliados, invasões ocorreram no Iraque, tropas americanas se estabeleceram no Afeganistão, e uma série de operações militares foram feitas na intenção de capturar Bin Laden. 

  Em dezembro de 2001 os americanos acreditavam que Bin Laden estava se escondendo nas montanhas de      Tora Bora no Afeganistão  então se deu início a uma batalha que apesar de resultar na tomada das posições inimigas e na expulsão dos Talibãs não foi um sucesso quanto a captura do líder da Al Qaeda, Bin Laden havia conseguido fugir.

  E essa foi a última vez que estiveram perto de capturá-lo... Dez longos anos se passaram até a fatídica noite em que o mundo conseguiu sua vingança, dez anos de sacrifícios e morte. No dia 2 de maio de 2011, Bin Laden foi morto pelas forças americanas em Abbottabad no Paquistão.


O HOMEM MAIS PROCURADO DO MUNDO



Osama Bin Laden, filho de Muhammed Bin Laden, o homem mais poderoso da Arábia Saudita depois do Rei, foi o fundador da organização terrorista Al Qaeda, nasceu da décima esposa de seu pai e era filho único desta, depois que ele nasceu seus pais se separaram. Osama também é referido por seus admiradores também como o "Sheik", que significa príncipe.

O caminho que levou Bin Laden a se tornar um terrorista começou há muito tempo, em 1973, foi quando Osama teve contanto com grupos islamitas radicais, poucos anos depois, em 1979, houve a invasão soviética no Afeganistão, e Bin Laden foi para este país financiar e organizar milícias armadas contra os invasores. Este foi um período muito obscuro pois  o Estados Unidos  apoiou Bin Laden nesta época já que o mesmo lutava contra os inimigos do capitalismo. Posteriormente Bin Laden se tornou um homem de negócios bem sucedido no Sudão, lá ele fundaria a Al Qaeda, que buscava destruir a família real e levantar o novo califado islâmico. O Problema de Bin Laden com a família real era simples, eles eram muito ocidentalizados aos seus olhos, ao contrário do mesmo os membros da família real possuíam grande carinho pelos Bin Laden.


DESCOBRINDO A TOCA DO COELHO


Segundo as informações liberadas pelo próprio governo dos Estados Unidos e muitos dos envolvidos na operação, a queda de Bin Laden se deu a descoberta de um de seus mensageiros, utilizando-se de informações retiradas de membros capturados da Al Qaeda, a CIA conseguiu encontrar e seguir Abu Ahmed al-Kuwaiti, um mensageiro pessoal de Osama Bin Laden, e ao mante-lo sobre vigilância este os levou sem saber até sua residência, uma casa de muros altos, cerca de arame farpado e janelas cobertas para que ninguém pudesse enxergar o que ou quem estava lá dentro, esta mesma residência se provaria ser a casa de Bin Laden.


EQUIPE SEIS DOS SEALS



Eles finalmente estavam perto de pegar o homem mais procurado do mundo, mas para isso eles precisavam dos homens mais preparados do mundo, e eles sabiam onde encontrá-los. Formado pela  nata da comunidade Seal, ramificação da marinha focada no cumprimento de operações especiais, a Equipe Seis fora criada para fazer o que os outros não podiam, atuar no limite, seus operadores são chamados Tier 1, o mais alto nível que um soldado pode alcançar. O nome da equipe se deu devido a necessidade de enganar a  inteligência soviética, fazendo-os acreditar que havia mais de uma equipe de Seals em ação naquela época. A Equipe foi fundada por Richard Marcinko, também conhecido por Dick Marcinko, o famoso Rogue Warrior, os Estados Unidos pediu para que ele criasse um grupo que não falhasse, os melhores dos melhores, e isso ocorreu por causa do tremendo furo que foi a Operação Garra de Águia, onde a Força Delta - grupo de operações especiais do exército americano - falhou no resgate de cinquenta e dois reféns na embaixada americana no Teerã no ano de 1979... Mas Dick os treinou para obterem sucesso mesmo no inferno, e eles não falhariam quando a hora chegasse... A hora mais escura.


OPERAÇÃO LANÇA DE NETUNO


Sabendo que Bin Laden provavelmente estaria escondido naquela residência em Abbottabad, o presidente Barack Obama deu autorização para que fosse iniciada a operação que terminaria na morte do líder da Al Qaeda. Depois de muito tempo de planejamento e treinamento, vinte e quatro soldados desceriam na casa de Osama Bin Laden na hora mais escura - termo militar que se refere a meia-noite e meia -, houve alguns imprevistos como a queda de um dos Falcões Negros dentro do pátio da residência, mas fora isso, os soldados conseguiram invadir a casa, mataram quatro homens e uma mulher incluindo Al-Kuawaiti, Bin Laden e seu filho. Tudo fora feito com muita descrição, pois a operação era secreta, e eles haviam invadido território do Paquistão sem autorização, isso poderia dar um baita problema diplomático. O resultado da operação foi o fim de uma caçada com mais de dez anos de duração e o recolhimento de muitas informações valiosas sobre Al Qaeda que Osama Bin Laden matinha em seus computadores... Depois do corpo ser reconhecido e levado aos especialistas da CIA, o mesmo fora enviado para um porta aviões e depois lançado ao fundo do mar.


_________________________________________________________________________________

Gente, o especial que estão lendo é fruto de minhas pesquisas e leitura... Pra quem quiser saber mais, leia o livro "Não há dia fácil", que conta toda essa história do ponto de vista de um dos líderes da equipe seis que embarcou nessa missão, vocês podem também assistir o filme "Zero Dark Thity", e por fim comparar as duas obras, elas se completam perfeitamente, e em alguns momentos você reconhecerá até mesmo falas que estão presentes no livro e no filme. Boa sorte e espero que tenha gostado do especial!

By Lohan Nobre



Um comentário:

E você? Concorda comigo?