Seguidores

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Cidade dos Ossos - Cassandra Clare


Um mundo oculto está prestes a ser revelado... Quando Clary decide ir a Nova York se divertir numa discoteca, nunca poderia imaginar que testemunharia um assassinato - muito menos um assassinato cometido por três adolescentes cobertos por tatuagens enigmáticas e brandindo armas bizarras. Clary sabe que deve chamar a polícia, mas é difícil explicar um assassinato quando o corpo desaparece e os assassinos são invisíveis para todos, menos para ela. Tão surpresa quanto assustada, Clary aceita ouvir o que os jovens têm a dizer... Uma tribo de guerreiros secreta dedicada a libertar a terra de demônios, os Caçadores das Sombras têm uma missão em nosso mundo, e Clary pode já estar mais envolvida na história do que gostaria.



Um dos livros que mais me surtaram nos últimos tempos. Sério que eu não vi nenhuma resenha na net antes de ler o danado, mas sabia que várias pessoas tinham lido e gostado muito. O Lenon (que escreve sobre seriados aqui no blog) foi um que tinha falado comigo que estava doido pra ler e aguçou a minha curiosidade. Depois disso eu vi o livro pessoalmente e ele me encantou pela capa LINDA e cheia de efeitos, mas o preço não estava lá muito camarada e acabei deixando pra depois. Finalmente, depois de mais de um ano na minha listinha de "Desejado" do Skoob, eu finalmente consegui o danado, mas ainda demorou um pouco para eu pegá-lo pra ler efetivamente.

Vocês não tem noção do quanto eu me arrependo de ter demorado tanto a lê-lo.

Clary é uma garota ruiva comum em Nova York que decide curtir uma balada na companhia de um amigo nerd que é apaixonado por ela. Então, ela presencia um assassinato e descobre que somente ela podia ver os assassinos. Esses se dizem do bem e começam a contar uma história envolvendo demônios entre outras coisas. Acrescente a essa mistura o desaparecimento suspeito de sua mãe, e a sua quase morte provocada por um demônio para que Clary se veja inserida em um mundo completamente novo. Ela descobre ser uma Nephilim ou uma Caçadora das Sombra, entidade criada para proteger os mundanos, humanos normais, da influência e poder dos demônios. Eles são como os fiscais da Lei que rege a sociedade dos próprios Nephilins, e as criaturas do Submundo como vampiros, lobisomens, entre outras espécies.

Então, segredos do passado sombrio de sua mãe e do amigo dela, Luke - que foi como um pai para Clary durante sua infância, começam a surgir, junto com a certeza de que ela tem que encontrar sua mãe antes que Valentim - o grande inimigo e vilão da história - consiga colocar as mãos em um objeto precioso e capaz de quebrar todo o equilíbrio entre os mundos e ainda colocar os mundanos em perigo: o Cálice Mortal.

Qualquer semelhança com Harry Potter não é mera coincidência. Apesar dos defensores da autonomia da Saga Instrumentos Mortais e daqueles que acham disparate comparar uma obra com a outra (eu sou uma dessas até!), as similaridades são tantas que é impossível não perceber a enorme influência da J.K. Rowling na obra. O que era trouxa em HP, se torna Mundano em IM. Hogwarts, como a escola de magia, se torna o Instituto. Até mesmo o vilão é alguém que se julgava morto e de impossível retorno como Voldemort, e que podia causar pavor nas pessoas no simples pronunciar do seu nome (Apesar de Valentim ser considerado bonito e não um ser sem nariz hehe). Reparando nas semelhanças, descobri em minhas pesquisas que Cassandra Clare era, como eu, escritora de fanfics! Não de qualquer fandom, porém de Harry Potter! Fiquei imensamente feliz por uma escritora de uma arte tão desprezada pela academia e pelos críticos ter conseguido não só um grande sucesso (50 tons de cinza também foi...), mas de uma qualidade muito interessante. A escrita é fácil e fluida, os personagens são bem construídos e a história te prende.

O meu grande preferido é o Jace Wayland, um dos assassinos na boate. Ele é aquele cara no maior estilo bad boy: arrogante, sarcástico, esnobe e lindo! É impossível você não se apaixonar por ele! Ele propicia as cenas mais legais, as mais lindas e as que mais dão vontade de sentar e chorar uma vida durante a leitura. O triste é que eu estou tão ansiosa para continuar a leitura da saga, mas não consigo achar em lugar algum o segundo livro da série! Porém, como ter amigos é algo muito bom, uma amiga vai me emprestar o livro e eu vou sentar feliz e contente pra ler!!!

Logo, após toda esse festival de rasgação de seda pela obra da Cassandra Clare é lógico que eu estou indicando o livro para todos que gostam de Harry Potter e todos que gostam de um bom romance, e de livros de aventuras! Nada é subestimado aqui! O livro é ótimo! Devorei 300 páginas sem sentir e num dia que eu estava doente e cansada, pra vocês verem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E você? Concorda comigo?