Seguidores

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Pagando bem que mal tem? - Adaptações medíocres! Parte 1

Bem... Irei direto ao ponto, quantas vezes você foi ao cinema ou até locadora alugar um filme baseado em seu livro favorito, ou qualquer outro tipo de mídia, e quando as letrinhas dos créditos começaram a descer você percebeu o quão terrível foi ver uma obra que você amava tanto ser completamente destruída nas telonas... Não fique assim, isso ocorre com todo mundo! Eu sei o que você está passando.

Muitos podem até dizer que adaptar uma obra de uma mídia para outra é uma tarefa difícil, e certamente é, mas contudo não é o motivo de tantos filmes medíocres que vemos por ai, a verdade é bem simples, as produtoras não querem fazer um filme para fãs, um filme que respeite não só os amantes da obra original mas como também o autor, eles fazem um filme pensando em arrecadar dinheiro, não que estejam errados, mas para isso, são obrigados a transformar todo um mundo já conhecido pelos fãs em algo que qualquer um possa facilmente se situar. Então a pergunta que se deve fazer é: "O que resultada disso?"

Mas não é óbvio? Além do já previsto compactador de eventos - responsável por fazer um livro de trezentas páginas se encaixar num filme de duas horas -, vem a malfadada quebra de cronologia e muitas vezes distorção completa de acontecimentos ocorridos durante a obra original. Ah... Quase ia esquecendo parte fundamental, a escolha do elenco! Sim, isso é terrível, porque na maioria das vezes, para agradar os adolescentes e as crianças que gostam de assistir Rebelde e adoram ouvir Justin Bieber, eles escolhem atores "bonitinhos" e coisa tal, que ta me dando até nervoso de falar, mas enfim... Prosseguindo, no final de tudo, todos esses digamos "ajustes" para que a obra possa se tornar um "sucesso" nas telonas resultam numa censura para público de doze anos, já que eram o que eles pretendiam, alcançar um público maior.

Tudo bem, agora que já falei alguns dos vários motivos de seus mais esperados filmes se provarem uma boa porcaria, nas próximas partes desta matéria irei comentar  filmes baseados em livros, jogos e quadrinhos que foram um verdadeiro lixo para os fãs. Exemplos? Percy Jackson, Jogos Vorazes, X-Men entre outros...

Um comentário:

  1. Concordo com a Carol. Acho que sempre gera polêmica. E acho que os fãs de literatura querem muitas vezes milagres. 

    Bjs!

    ResponderExcluir

E você? Concorda comigo?