terça-feira, 23 de outubro de 2012

Steins;Gate (Anime)



Steins;Gate é um anime adaptado de uma Visual Novel lançada para X-BOX 360 pela 5PB e a Nitroplus. A história se passa em Akihabara, no japão, seguindo o protagonista Okabe Rintaro, um jovem estudante universitário que se auto proclama um "cientista insanamente louco" que tem por destino destruir as estruturas do governo e trazer caos ao mundo.

Okabe, que muitas vezes refere-se a si mesmo sob o pseudônimo de Houonin Kyouma, fundou o laboratório  "Gadgets do Futuro", que pra falar a verdade, não passa de seu apartamento alugado onde ele e mais dois amigos passam maior parte do tempo inventando equipamentos inúteis e ouvindo Okabe ter seus delírios de grandeza ou teorias da conspiração, onde ele é o único que pode derrotar uma organização secreta que governa o mundo por trás  das cortinas. Contudo as coisas começam a ficar realmente sérias quando Okabe acaba por criar sem querer, com a ajuda de Daru, uma máquina do tempo. Então com o desenrolar da história eles se vêem realmente caçados por uma organização chamada SERN que deseja tomar posse dessa tecnologia e usá-la para fins obscuros. A partir dai Okabe e seus amigos, tem que impedir que a SERN tome controle do mundo.

_________________________________________________________________________________

Bem galerinha, eu não disse que ia trazer coisas bem legais do mundo nerd? Ta aí... Steins;Gate! Eu poderia com toda certeza descrever esse Anime com apenas uma palavra: "Fantástico... Surpreendente... Emocionante... Maravi...", ops, acho que já passou de uma palavra, então não, eu não consigo descreve-lo com uma única palavras, isso porque simplesmente é o melhor anime que já vi até hoje. Pode parecer que estou exagerando, mas não, não é exagero, porque conforme você for assistindo cada episódio você vai perceber que a história se torna algo muito maior do que a sinopse pode te dizer, até porque se for analisa-lo só pela sinopse pode parecer bastante bobo.

Mas vamos lá! Eu queria falar um pouco sobre a razão de Steins;Gate ser tão bom, e esta razão se chama emoção... Para qualquer obra ficcional, o maior dos objetivos é causar emoções nos espectadores, é conseguir tocar os sentimentos daqueles que estão assistindo o filme, ou lendo o livro, seja lá qual for o formato da mídia, e a chave para gerar essas emoções são as personagens, sim, sem eles não haveria história, porque é a personagem é que gera o conflito, ou seja, o que fará com que o roteiro se desenrole até culminar em um clímax e por fim em sua conclusão.

 E com relação à personagens, Steins;Gate tem um dos melhores elencos. Okabe, por exemplo, ele é um protagonista que pode facilmente conquistar a simpatia dos espectadores, com seu jeito excêntrico e suas paranóias faz do Anime uma experiência muito engraçada, mas apesar de todas as loucuras e bobeiras (e que são muitas, como por exemplo, ficar falando sozinho no celular como se houvesse alguém do outro lado da linha.) conforme a história se desenvolve ele vai tomando uma profundidade inacreditável, o conflito vivido por Okabe com certeza irá prender sua atenção, além de fazer com que você se conecte com a personagem. No entanto Okabe não é o único que é capaz de tal proeza, todos os personagens tem uma carga emocional muito grande, que irá acabar por fazer com que você se apaixone pela história, trazendo muitas vezes lágrimas aos seus olhos. Mas isso não ocorre somente por causa deles, mas por razão do que há entre eles, sim, o que realmente importa é a dinâmica que existe entre as personagens, a relação estabelecida por eles, se o roteirista não conseguir passar a sensação de realidade, acabará ficando algo artificial e  por não te convencer não evoca sentimentos, sobre isso só posso dizer que a dinâmica entre Okabe e o resto das personagens é maravilhosa, trabalhada com cuidado e profundidade.

O que mais me surpreendeu foi a terrível sensação de abandono, de perda, que tive quando me aproximava do fim do Anime, isso é realmente horrível de sentir, mas é ao mesmo tempo maravilhoso, porque esse é o maior prêmio que um escritor pode receber, afinal, ele conseguiu que fazer com que os personagens ganhassem lugar nos corações das pessoas, e as vezes lembramos deles como lembramos de um amigo que nunca mais tivemos contato ou veremos novamente.

Acho que é tudo pessoal... Não quero sair deixando muitos spoilers por aqui, se não perde a graça de assistir, mas eu vou deixar meu recados, ASSISTAM STEINS;GATE! Não vão se arrepender! Pra quem ouvir minha sugestão, tenha uma boa viagem e deixem seus comentários aqui depois...

Por Lohan Nobre




Nenhum comentário:

Postar um comentário