Seguidores

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

O Preço de uma Lição - Federico Devito e Gutti Mendonça

Como acontece esta coisa chamada amor? Nasce junto com a gente, mas não depende só de nós. A gente sofre e faz sofrer, ama e é amado. E com isso aprende muita coisa. Lições que trazem consequências, problemas e soluções.
O preço desse aprendizado transforma o garoto em um homem. Esta narrativa, cheia de incidentes, mostra que – ao contrário do que dizem algumas garotas – os meninos são, sim, capazes de amar.
Quais as transformações que o amor pode provocar na gente? O que ele ensina? Qual o seu preço? Acompanhe a jornada de um jovem, transformado pelo amor, à procura dessas respostas.


O primeiro contato de um leitor com o livro é estético. A capa, as folhas, o cheirinho. O segundo, é com a sinopse. Eu não escolho livros pela capa, geralmente o faço pelo resumo ou pelo tema. Porém, quem nunca foi fisgado por uma capa bem feita, que atire a primeira pedra! Esse livro te incentiva a pegá-lo pelos dois aspectos e vou te contar: Você não se decepciona com ele em nenhum momento!

Federico Devito e Gutti Mendonça escrevem uma história de um jeito fascinante! Não sabemos o nome do protagonista, mas conforme nos deixamos levar pela leitura, parece que nos tornamos íntimo dele. Conhecemos seus casos, seus pensamentos e seus relacionamentos. Vemos situações inusitadas e meninas muito loucas (a minha xará me deixou com muita vergonha alheia...) até vê-lo se apaixonar de verdade e depois descobrir o que é o amor. O final é super criativo e te faz sorrir que nem uma boba. Te deixa em aberto... E a categoria: Não-Ficção me deixa louca pra fazer perguntas aos rapazes e saber mais a respeito!!!

E tudo parece tão real! Foi tão interessante ver um garoto narrar um romance com detalhes. O protagonista é aquele tipo que nós, meninas, pedimos a Deus: engraçado, carismático, romântico e que sabe colocar as idéias e sentimentos em palavras. Você meio que se apaixona por ele também no decorrer do livro rs, mas a gente também vê aqueles defeitos masculinos que tanto nos irritam, sabe? Mas por uma perspectiva deles. É engraçado você ver o outro lado contado por um deles... rsrs Outra confissão a ser feita é que eu me identifiquei com várias das atitudes da Juliana (a paixão do personagem). Percebi, com muito alívio aliás, que eu sou normal...

As personagens são tão reais, tão paupáveis que você não imagina estrelas de cinema ou de novelas como eles, você imagina pessoas próximas de você, que conheceu em algum momento ou que só viu por fotos no orkut. Eu achei isso tão legal que eu tinha que mencionar aqui! São pessoas como eu e você...

Eu não só recomendo como assino embaixo, sabe?! É uma leitura divertida e leve, com um vocabulário simples e um jeito fluido que te leva e te vicia na leitura. Quando você vê, já acabou!

A minha nota? Vou dar um 10, porque realmente, Devito e Mendonça me conquistaram totalmente!!!

6 comentários:

  1. Estou lendo esse livro e amaando... linda resenha nao vejo a hora de acabar

    ResponderExcluir
  2. Sa, fiquei com vontade de ler o livro. Já li entrevistas com os autores e ahcie que eles são bem legais.

    Beijos!!

    @carissinha

    ResponderExcluir
  3. ahhh,
    esse livro parece ser bonitinho, talvez leia em breve e espero gostar.
    Me disseram que era chatinho, mas se você gostou vou tentar dar uma chance para ele. ^^
    beijos.

    ResponderExcluir
  4. Humm...me deu vontade de ler, ele está na fila de leituras e em breve tem resenha dele lá no blog, feita pela Gabby. Saudades de vc lá no Conversa, apareça! Um beijo!


    Ilmara

    ResponderExcluir
  5. Ele está na fila de leitura, mas n sei, n estou tão romântica sabe?
    Mas vamos ver.
    Abs,

    ResponderExcluir
  6. Essa é a primeira resenha que realmente me fez ter alguma vontade de ler este livro...
    Não que as outras não falassem bem, mas acho que não expuseram as características tão bem, não sei...
    Sua resenha está ótima.
    Feliz 2012. xx

    ResponderExcluir

E você? Concorda comigo?