Seguidores

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

2012 - Uma aventura no fim do Mundo - Vanessa Bosso

Título: 2012 - Uma aventura no Fim do Mundo

Autora: Vanessa Bosso

Editora: Novo Século

Páginas: 286

Sinopse:"No dia 21 de dezembro de 2012, Liz estará tentando sobreviver ao fim do mundo em um abrigo antiapocalipse. Thiago e seus amigos estarão lutando contra tsunamis e continentes sendo deslocados pela movimentação do eixo terrestre. Enquanto o mundo acaba, extraterrestres vêm em auxílio dos escolhidos para que uma nova era possa ser iniciada."



O livro é a primeira obra da queridíssima escritora Vanessa Bosso, também conhecida como @vanbosso no twitter! Toda história começa com Melissa, uma brasileira muito simpática, indo para Londres estudar e recomeçar a sua vida depois de uma grande decepção com a "aparente" traição de seu namorado - e vizinho - Cauê com sua ex-melhor amiga. Nenhum lugar melhor que Londres para se curar a ressaca de uma desilusão, certo?

Errado.

Em Londres, um ataque terrorista de grandes proporções ocorre, e graças a uma bolsa roubada, Melissa e suas amigas não são mortas. O ataque continua a acontecer no território inglês e avança pela Europa, congestionando os aeroportos, estradas, etc. O mundo está em caos e Melissa se vê retornando para casa mais cedo do que esperava. Além disso, com desastres naturais abalando o mundo, a sensação de que tem algo muito estranho no ar é perceptível. Em meio a essa turbulência global, ela descobre que seu pai, antes de morrer, havia descoberto uma verdade incontestável e poderosa: Os maias estavam certos. O mundo acabaria em 21 de Dezembro de 2012.

Em outro ponto do Brasil, temos Thiago, um garoto inteligente que por saber da veracidade da informação a respeito do fim do mundo, monta um blog chamado : "Salve-se quem puder!" E com postagens reais e bem humoradas coloca informações de utilidade pública para quem quisesse saber mais a respeito do Apocalipse. Ele e os amigos formam um grupo que tentarão arrumar meios para sobreviver, sendo ou não os escolhidos.

Bem, o livro me deixou muito dividida. Por quê? Porque tudo estava extremamente delicioso de se ler até um determinado momento. Até o fatídico e famigerado dia, a ação colocada em cena, os sentimentos, as reações foram perfeitas! O jeito como a autora descreve as cenas, as emoções, as desgraças, pesquisas científicas e por aí vai, não dá vontade de você tirar os olhos da leitura! Você não come, não dorme, não faz nada, apenas lê. As personagens são ótimas, todas bem humanas, bem identificáveis e isso ajuda muito.

O problema foi no ponto que eu pensava que não seria. Vamos lá: Eu sou uma excer fã de Arquivo X e já tinha uma certa familiaridade com a questão da data, das profecias e tal. Mas, eu confesso que essa parte do livro - apesar de perceber a extensa pesquisa e leitura que Bosso realizou para não escrever nada fora do lugar - não me agradou. Gosto de alienígenas e ficção, mas meio que achei que fugiu de uma solução mais interessante. Como assim? Eu estava conversando uma vez com a @misscarbono e falamos de uma sensação em comum: Não gosto muito quando se lança mão de uma solução sobrenatural com ETs. Enfraquece, não sei explicar.

Então depois de tudo isso, acho que não preciso explicar mais porque não criei uma opinião concreta e fácil a respeito dessa história. EU, sinceramente, recomendo a cada um tirar as suas conclusões na leitura, porque é um livro muito gostoso de se ler (Aliás estou doida pra ler O Elemental). Leve, envolvente. E além de tudo, recomendo a Vanessa Bosso a todos, porque ela é uma escritora incrível! Escreve muito bem e te puxa com ela na leitura. Fiquei com muita vontade de fazer uma entrevista com ela e perguntar duzentas milhões de coisas sobre o livro entre outras coisas mais. Porém, tudo depende dela né?! Fica o pedido, então... rs

Aliás... Preciso dizer algo da capa?! Eu tô apaixonada e posso dizer que ficou lindona no blog... rs

Espero que gostem da resenha e do livro!

4 comentários:

  1. Tenho muita curiosidade sobre essa história. Tenho vontade dec ler o livro, mas não é a primeira resenha que leio que diz que o livro poderia ser melhor.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Oi Sa, tudo jóia? Gostei da resenha, gosto de sinceridade. Eu já contei que amo extraterrestres, não é? E ainda acho que foram eles que nos salvaram depois das bombas atômicas e do desastre em Chernobyl. Tmb acho que se uma catástrofe acontecer, eles estarão por aqui, para ajudar na reconstrução do planeta. Enfim, essa é uma crença minha e se eu não narrasse isso no 2012, estaria mentindo para mim mesma. Pode ter parecido ser a solução mais fácil mas, eu realmente acredito nisso.
    E ah, vou adorar responder uma entrevista para vc!!!!! Pode perguntar o que quiser!!! Beijo grande e obrigada pela resenha!

    ResponderExcluir
  3. Linda resenha! Só não gostoda tematica , por isso o livro não me chama muito a atenção ,mas pelo que disse deve sermuito bom ")

    ResponderExcluir
  4. Adorei! Muito boa resenha! Eu quero ler o livro, já está nas prioridades de compra... Parece ótimo!
    Adorei o blog,seguindo :)
    Bj, Lucas
    http://livrosfilmeseconversafiada.blogspot.com/

    ResponderExcluir

E você? Concorda comigo?