terça-feira, 27 de setembro de 2011

Nova parceria com Promoção “Outubro – mês do Saci - Vamos comemorar?”


Olá, Pessoal

Quero apresentar a vocês a nova amiga parceira de blog  - Márcia do Apaixonada por Livros (Literatura).

Para comemorarmos nossa parceria e com a colaboração do “Teen” nada melhor que um super sorteio aproveitando o mês de Outubro que traz várias data comemorativas.

12/10 – Dia da Criança e Dia Nacional da Leitura
31/10 · Dia das Bruxas – Halloween e Dia do Saci


saci-perere Quem é o saci
O Saci-Pererê é um dos personagens mais conhecidos do folclore brasileiro. Possuí até um dia em sua homenagem: 31 de outubro. Provavelmente, surgiu entre povos indígenas da região Sul do Brasil, ainda durante o período colonial (possivelmente no final do século XVIII). Nesta época, era representado por um menino indígena de cor morena e com um rabo, que vivia aprontando travessuras na floresta.

Porém, ao migrar para o norte do país, o mito e o personagem sofreram modificações ao receberem influências da cultura africana. O Saci transformou-se num  jovem negro com apenas uma perna, pois, de acordo com o mito, havia perdido a outra numa luta de capoeira. Passou a ser representado usando um gorro vermelho e um cachimbo, típico da cultura africana. Até os dias atuais ele é representado desta forma.


O comportamento é a marca registrada deste personagem folclórico. Muito divertido e brincalhão, o saci passa todo tempo aprontando travessuras na matas e nas casas. Assusta viajantes, esconde objetos domésticos, emite ruídos, assusta cavalos e bois no pasto etc. Apesar das brincadeiras, não pratica atitudes com o objetivo de prejudicar alguém ou fazer o mal.

Diz o mito que ele se desloca dentro de redemoinhos de vento, e para captura-lo é necessário jogar uma peneira sobre ele. Após o feito, deve-se tirar o gorro e prender o saci dentro de uma garrafa. Somente desta forma ele irá obedecer seu “proprietário”.

Mas, de acordo com o mito, o saci não é voltado apenas para brincadeiras. Ele é um importante conhecedor das ervas da floresta, da fabricação de chás e medicamentos feitos com plantas. Ele controla e guarda os segredos e todos estes conhecimentos. Aqueles que penetram nas florestas em busca destas ervas, devem, de acordo com a mitologia, pedir sua autorização. Caso contrário, se transformará em mais uma vítima de suas travessuras.

A crença neste personagem ainda é muito forte na região interior do Brasil. Em volta das fogueiras, os mais velhos contam suas experiências com o saci aos mais novos. Através da cultura oral, o mito vai se perpetuando. Porém, o personagem chegou aos grandes centros urbanos através da literatura, da televisão e das histórias em quadrinhos. 

Quem primeiro retratou o personagem, de forma brilhante na literatura infantil, foi o escritor Monteiro Lobato. Nas histórias do Sítio do Pica-Pau Amarelo, o saci aparece constantemente. Ele vive aprontando com os personagens do sítio. A lenda se espalhou por todo o Brasil quando as histórias de Monteiro Lobato ganharam as telas da televisão, transformando-se em seriado, transmitido no começo da década de 1950. O saci também aparece em várias momentos das histórias em quadrinhos do personagem Chico Bento, de Maurício de Souza.

Dia do Saci
Com o objetivo de diminuir a importância da comemoração do Halloween no Brasil, foi criado em caráter nacional, em 2005, o Dia do Saci ( 31 de outubro). Uma forma de valorizar mais o folclore nacional, diminuíndo a influência do cultura norte-americana em nosso país.

Curiosidade:
- O Saci-Pererê é o mascote do time de futebol Sport Club Internacional de Porto Alegre.

lenda-saci-100x100

Quer brincar? O Saci escondeu cinco objetos, vamos descobrir? Procure >>aqui<<

PROMO_TEEN_OUTUBRO
Relação do prêmios >>aqui<<


*Regras Obrigatórias*
Seguir

Preencha o formulário abaixo uma única vez


*Chances Extras”
Divulgar o sorteio no seu blog

Seguir o twitter @sacbrito
Seguir o twitter @apaixonadalivro
Seguir o twiiter @GlobosferaTeen

Curtir a página do face Apaixonada por Livros
Curtir a página do Face Globosfera Teenager

Assinar a newsletter Apaixonada por Livros ( você encontra ao lado em “Por Dentro do blog”)
Assinar a newsletter Globosfera Teengar  (você encontra ao lado em “ASSINE A NEWS DO TEEN!”)


Publicar no twitter (a cada 3 horas)  "Quero comemorar o mês de Outubro recheado de prêmios com @GlobosferaTeen  @apaixonadalivro e @sacbrito” http://migre.me/5NcG3

Publicar em outras redes sociais (a cada 3 horas) – Skoob, Facebook, etc
Preencher o formulário abaixo a cada nova divulgação


O sorteio será realizado pelo Sorteios e Promoções
Início: 25/09/2011
Término: 25/10/2011
Divulgação do Sorteio: 27/10/2011

* O ganhador recebera um e-mail que deverá ser respondido em 48 horas, se não responder, será realizado novo sorteio.
 
* Qualquer dúvida deixe um comentário.

Boa Sorte à todos!

4 comentários:

Marcelo Lima disse...

Participando ")

Rafael Fernandes Henrique dos Santos disse...

Que legal! Amei a promoção feito com parceria. Great! Seguindo seu blog também com o perfil do blog. Beijos!

disse...

Olá! Adorei seu blog, muito criativo! Também tenho um blog e gostaria que vc desse uma olhada. O endereço é: http://www.criticaretro.blogspot.com/ Passe por lá! Lê ^_^

Anônimo disse...

Participando.
Tatiane carine

Postar um comentário