Seguidores

segunda-feira, 26 de abril de 2021

[RESENHA] 1984 - George Orwell

Eu sempre ouvi falar e li a respeito desse livro, mas nunca havia me encorajado a ler efetivamente. Comprei o ebook da edição exclusiva da Amazon da editora Antofágica numa promoção, mas só li agora numa LC do IG de @talvez1livro em parceria com a Skoob Melhor coisa que eu fiz!

Que livro, meus amigos! 

Escrito em 1949, George Orwell cria uma distopia altamente crítica aos regimes totalitários da época (principalmente o stalinismo nas descrições sobre o Grande Irmão bigodudo e o Goldstein, que fazia alusão ao Trotsky e suas ideias). E o mais impressionante é que o livro traz reflexões atemporais, infelizmente. Facilmente a gente identifica o mundo de hoje, as fakes news, a teletela, a memória manipulável o que torna tudo ainda mais aterrorizante.

Winston é o herói que a gente não gosta tanto no início, mas torce por ele o tempo inteiro. Tem horas que parece que é você ali na ação, o que garante choques, nervoso, agonia, desespero, desesperança. Quando eu terminei o livro, parecia que eu estava vivendo o livro, os sentimentos do Winston. Ponto pro autor, ruim pra mim no caso kkkk

A edição é linda demais! Com ilustrações de Rafael Coutinho que são interpretativas e subjetivas. Você tem que refletir pra entendê-las ou conseguir apreciá-las na melhor forma. 

Li algumas críticas ao fato de terem chamado o Gregório Duvivier pra escrever a apresentação e alguns especialistas nos textos pósfácio: de que estariam fazendo uma edição politizada. Mas é claro que é politizada! O livro é altamente político! E a crítica é ao totalitarismo e regimes autoritários no geral, de esquerda ou de direita. Então fazer o quê, se parece que vivemos de verdade numa distopia horrorosa, com direito a manipulação do passado e falsificação de memórias?

Foi a leitura de entretenimento que mais marquei coisa, e criei notas na vida. (Rsrs) Por isso, quando pegar esse livro pra ler, saiba que vai ser incômodo, reflexivo (um tanto depressivo se a gente analisar olhando o que está a nossa volta), mas absurdamente brilhante. Levei um soco no estômago e tive que refletir por uns dias para escrever essa resenha. Apesar disso, LEIA! Não é só interessante. É necessário!

E você? Já leu 1984? O que achou da leitura? Concorda ou discorda de mim?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E você? Concorda comigo?