Seguidores

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Andanças - Carissa Vieira


Na Inglaterra do início do século XX, Charles, um jovem da alta sociedade londrina vê sua vida ser totalmente modificada ao ser atacado por uma vampira. A partir daí, além de ter que aprender a se adaptar ao seu novo destino e aos sofrimentos naturais da sua condição, ele vai perceber que nem tudo é o que parece, e vai ter que encontrar a resposta para a seguinte pergunta: Em quem eu posso confiar? Visitando alguns cenários da Europa e com alguns personagens intrigantes, como o Russo Mikhail e o sexy Lorenzo, a trama sempre nos faz retornar a mesma pergunta: Em quem confiar? Quem são os verdadeiros mocinhos e quem são os vilões?


A primeira frase que li no livro me fez sorrir sem nenhum humor. "Mas quem, precisado, prova um falso amigo, descobre, oculto nele, um inimigo antigo."



A Carissa é uma parceira nossa há muito tempo! E ela lançou um livro recentemente através da editora Multifoco chamado Andanças. E eu posso dizer que vi a história tomar forma antes de virar livro, então a minha crítica aqui será parcial, pois sou fã dela desde que a conheci como escritora de fanfics igual a mim.

Andanças é um livro fino, de poucas páginas, porém bem interessante. É possível lê-lo em um dia apenas de tão delicioso. A história é contada por Charles, um jovem rapaz da Londres do início do século XX que vê sua vida inteira mudar quando é transformado em vampiro. Além da readaptação a sua nova condição imortal e a sua mais nova dieta, ele se vê no meio de uma complexa sociedade vampírica em que nada é o que parece. Em quem confiar?

Os personagens são cativantes! Charles é ingênuo e está confuso em meio a transição. Se não bastasse a mudança que foi obrigado a passar, ele é pego no meio de uma história muito antiga entre vampiros muito poderosos em que a sua confiança será posta a prova a cada capítulo. Ele é o grande principal e nós acompanhamos a sua visão a respeito de cada integrante, e nos pegamos mudando de opinião junto com ele o tempo todo enquanto seguimos as suas desconfianças e descobertas.
Os outros são tão maravilhosos quanto. Eliza - sua criadora -, Mikhail e Lorenzo são vampiros em que você só os compreende completamente ao se ler a última linha. O tom misterioso que acompanha a narração e a descrição dos mesmos é o que os coloca num nível de interesse alto. Além disso, suas visões a respeito de si mesmos, seus códigos de conduta, e por aí vai nos fornecem uma visão adulta a respeito desses seres míticos.

Em alguns momentos, parecia que estava numa releitura de Dom Casmurro, em que Bento nutre uma paixão por Capitu, porém nunca consegue confiar plenamente nela. Suas dúvidas passam para nós, leitores, e geram um debate nunca solucionado: Capitu traiu ou não? O livro tem essa pegada, porém não deixa o final em aberto como a literatura machadiana (Graças a Deus!).

Uma história de vampiro bem diferente da safra produzida durante a modinha literária desse tema. Nada semelhante a Crepúsculo, onde esses seres brilham no Sol e tomam sangue de animais. O mito utilizado se parece mais com o trabalhado pela Anne Rice, porém de uma maneira diferente. Também tem o fato de que ele está historicamente crível - algo que prezo muito devido a profissão, né?! - em que cada personagem tem uma maneira diferente de olhar o mundo, de entendê-lo devido ao momento histórico no qual nasceu, viveu, ou no qual se encontra.

Curti muito a leitura e como coloquei no meu histórico de leitura do Skoob: "Serviu para eu comprovar o quão fã eu sou da Caris, e o quão bem ela escreve!" Vale a pena conferir!!!

2 comentários:

  1. O que dizer? Obrigada! Fico muito feliz que gostou, pois você sabe que levo em consideração sua opinião. Admiro você como escritora. E você disse que a parte histórica está crível. \o/
    Sempre ouvi falar de dom Casmurro e acredita que ainda não li? Li outras coisas do Machado. vou ler o mais rápido possível agora, rs.
    Bom, sua resenha me deixou super feliz.
    =*

    ResponderExcluir
  2. Gosto desse tipo de leitura! Faz tempo que não leio algo sobre vampiros rs

    Beijos,
    Caroline, do Criticando por Aí.

    ResponderExcluir

E você? Concorda comigo?