Seguidores

quarta-feira, 5 de julho de 2017

[REFLEXÃO-REVIEW] O bom da Peppa



Todo mundo que pensa em ter um filho faz planos de que seu filho será diferente. "Meu filho não vai comer biscoitos assim, não vai tomar refrigerante, nem vai assistir muita televisão". Outro dia, vi um amigo postando no facebook que enquanto outras crianças assistiam Galinha Pintadinha e Luna, seu filho assistiria DragonBall e etc. Não adianta. Vem no pacote de ser pai ou mãe a função 'ouvir as musiquinhas até começar a cantá-las espontaneamente em meio ao silêncio' ou 'deixar seus canais de séries preferidos, para assistir a maior parte do tempo Discovery Kids'. Mesmo Miguel que não gostava da tal Galinha, às vésperas de completar 2 anos, começou a curtir suas músicas, apesar da preferência pelo Bita.

Mas esse post é pra falar de um desenho que a maior parte dos pais de crianças entre 1 e 3 anos conhecem bem chamado: Peppa Pig.
É lugar comum ver os pais dizendo, em suas opiniões sobre o desenho, que é chato e bobinho, ou até mesmo, problemático pela protagonista ser mandona e mimada. Mas esse post é pra falar algo diferente: Peppa Pig é um desenho interessante por ter um humor típico britânico. Ou seja, é cheio do bom e velho charme inglês que é o sarcasmo.
Tudo aquilo que não é falado normalmente por educação, é explorado na sua comédia de maneira muito seca. O sarcasmo tem sua origem na Inglaterra, e é uma forma de humor que veste como uma luva a cultura britânica. A piada, a fala jocosa é sempre apresentada de maneira fria, aparentemente despida de espirituosidade.
O que destaca o humor britânico dos outros basicamente é a forma como a piada é apresentada e a maneira como seus personagens são explorados. Nesse caso a palavra “explorados” se aplica muito bem, já que os sketches (cenas, quadros) geralmente se baseiam na humilhação, no constrangimento do personagem principal, em sua falta de habilidade para lidar com as tarefas mais básicas da vida.
©obvious: http://lounge.obviousmag.org/cut_me_open/2013/02/afinal-o-que-e-humor-britanico.html#ixzz4lynZiRe1 
Follow us: @obvious on Twitter | obviousmagazine on Facebook
Você deve estar pensando: "Essa aí cheirou muita fralda suja pra dizer que Peppa tem algo além do que aquela bobeirice de poças de lama." Pode até ser... Mas acredite quando digo que tem episódios da Peppa que deixam transparecer de maneira bem forte a sua origem bretã. E dou exemplos: O episódio que eu particularmente mais gosto é "O Dia internacional". Estão todos na escola, cada um vestido de um país do mundo, se preparando para a apresentação com uma música boba "Paz e harmonia no mundo inteiro...". Até aí tudo bem. A questão é que começa uma rusga enorme entre as crianças pelo direito de brincar na caixa de areia. Quando a Madame Gazela (a professora) chega para entender o motivo da discórdia, começa-se um diálogo que eu como professora de História não podia deixar de lado. "Estados Unidos, Rússia, Espanha e Grécia não compartilham a caixa de areia" e aí vem a pergunta mais sagaz, deixada no ar: "Acham que é assim que os países do mundo se comportam?" Quem gosta de tretas internacionais ou estudar um pouco de história, percebe o sarcasmo na hora e dá vontade de responder: 'É exatamente assim que os países do mundo se comportam!' Como crianças disputando o espaço pra brincar, a caixa de areia ou um poço de petróleo qualquer. Outro episódio interessante é o da nova temporada em que todos têm que fazer o "Projeto Escolar". O sarcasmo está no fato de que as crianças adoram o tal projeto escolar de construir um castelo, mas a trabalheira desse tipo de proposta é exercido quase na sua totalidade pelos pais. 

Para mim, foi bem legal descobrir num desenho para crianças em idade pré-escolar traços marcantes da cultura do país-autor do desenho. Não só da cultura, mas do cinema britânico em geral. Depois disso, passei a assistir com outros olhos e, acreditem: passei até a gostar da Peppa e sua família. E como nunca vi ninguém falando disso ao citar a famosa porca em questão, resolvi escrever esse post dando um novo olhar ao desenho. A primeira impressão nem sempre é a que fica.

Pra quem quiser conferir os episódios citados: 
O Dia Internacional

Projeto Escolar:

2 comentários:

  1. Legal essa sacada sua da caixa de areia/petróleo com os países envolvidos!

    ResponderExcluir
  2. sempre reparei isso, achei que era a única. todo episódio da Peppa tem um sarcasmo disfarçado que só os adultos entendem, é incrível!

    ResponderExcluir

E você? Concorda comigo?