Seguidores

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Jogos Vorazes - Suzanne Collins


Katniss escuta os tiros de canhão enquanto raspa o sangue do garoto do distrito 9. Na abertura dos Jogos Vorazes, a organização não recolhe os corpos dos combatentes caídos e dá tiros de canhão até o final. Cada tiro, um morto. Onze tiros no primeiro dia. Treze jovens restaram, entre eles, Katniss. Para quem os tiros de canhão serão no dia seguinte?...
Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstram seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte!
Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?

Eu confesso que de todas as leituras do ano passado, esse livro foi o que me pegou de jeito. Quando você passa um tempo na faculdade e tem a brilhante ideia de engatar a graduação no Mestrado, você meio que perde um pouco o prazer de uma boa leitura. Não! Não estou dizendo que eu deixei de gostar de ler, pelo contrário! Eu AMO ler. Só que eu não tenho o mesmo "tesão" (desculpa o termo) em pegar um livro e ir até o final dele... Nessa brincadeira minha lista de abandonos no skoob, cresceu muito nos últimos tempos.

Mas isso não aconteceu com esse livro. Jogos Vorazes é uma daquelas leituras que te suga pra dentro do livro e que faz você sofrer, se angustiar, sentir a leitura. Confesso que fazia um tempo que não me sentia tão descontrolada no ato de ler como com esse livro. Foram necessários apenas 1 dia e meio, porque com a perda do hábito de ficar horas e horas forçando a vista numa leitura eu morri de dor de cabeça e tive que parar e esperar (impacientemente, viu?) pelo dia seguinte para continuar.



Primeiro a gente conhece Katniss, uma menina corajosa que vive no distrito mais pobre do Panem, que luta para sobreviver e alimentar a sua família depois da morte do pai. Fica claro o seu desprezo pelo controle exercido pela Capital e principalmente pelos Jogos Vorazes, principal demonstração de poder e força que essa exerce sobre os outros distritos. é um livro de ação ambientado numa atmosfera futurista, porém não fantasiosa, e numa sociedade extremamente controladora que por várias vezes parece com a nossa sociedade.

Dentre toda a ação mostrada no decorrer dos Jogos, um clima de romance é paupável e um novo triângulo amoroso começa a surgir entre Katniss e o outro tributo de seu distrito Peeta, e seu colega de caça Gale.

Super indico o livro para qualquer pessoa que goste de ler, ou até mesmo que não goste! Repleto de ação, de sentimentos, de angústias, de romance e de personagens bem humanos, o livro é uma delícia de se ler!!! O melhor de 2011 disparado!

4 comentários:

  1. Mais uma resenha que me deixa mais que curiosa! Ganhei a saga de aniversário mas ainda não consegui ler!

    Parabéns pela resenha e pelo blog!

    Um beijo,
    Nica

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela resenha Sa! Muito em breve pretendo ler Jogos Vorazes. Beijos!

    ResponderExcluir
  3. To louca pra ler esse livro!
    Adorei a resenha!
    Beijos :*
    http://webteentwl.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. faço a suas as minhas palavras senti tudo isso lendo o livro .

    ResponderExcluir

E você? Concorda comigo?