sexta-feira, 23 de agosto de 2013

[Proposta] Que tal um pouco dos clássicos mundiais?

Como um viciada em internet, percorro vários sites e participo de quase todas as redes sociais possíveis e existentes na world wide web. Como fã de literatura, tenho uma verdadeira fome por livros e aquele desejo desenfreado por mais um item em minha biblioteca e mais uma história para exercitar o meu cérebro. Tenho percebido uma enormidade de blogs criando maratonas de leituras abertas, do tipo cada um escolhe um livro de determinado tema, leia e faça uma resenha ou comente sobre ele. Isso é algo que me atrai, porém não estou podendo participar pela minha vida offline estar muito agitada com as novas rotinas de professora e agora, esposa (me casei faz um mês gente! - por isso a ausência de posts... eu era uma noiva neurótica... kkk). Contudo, estava eu refletido sobre minhas possíveis compras na Bienal do Livro aqui do RJ (EU VOU!) e enchendo meu kindle de ebooks, resolvi abrir uma sugestão de maratona diferente.

... Que tal um pouco dos clássicos?

Não Machado de Assis (apesar de gostar dele...), ou Aluísio Azevedo (eca!)... muito menos Augusto dos Anjos ou José de Alencar. Estou falando de clássicos da literatura mundial. Tipo Dostoiévsky, George Orwell, JúlioVerne e por que não as divas Agatha Christie e Jane Austen?

Eu não vou escolher livros para ninguém, nem estabelecer prazos já que a leitura desses geralmente é bem pesada e requer muita força de vontade e tempo... Mas é uma proposta que gostaria de discutir. Tenho sentido muita vontade de conhecer esses livros clássicos e já posso dizer que tive contatos com alguns (Orgulho e preconceito, Persuasão, O Morro dos Ventos Uivantes, por exemplo), mas existem muitos outros, doidos para serem lidos e que podem mostrar um prazer diferente ao mostrar sociedades diferentes e ideias por vezes semelhantes apesar da distância temporal.

Por isso, esse post. Você, leitor ou parceiro do blog, pode acompanhar a minha lista ou criar a sua própria e deixar por aqui em seu comentário ou um caminho para a sua resenha. Adoraria saber que não estarei só na minha empreitada!

Minha lista (pode sofrer alterações):

1984 – George Orwell

20 mil léguas submarinas – Julio Verne

A revolução dos Bichos – George Orwell

Crime e Castigo – Dostoiévsky

O retrato de Dorian Grey – Oscar Wilde

O caso dos 10 negrinhos – Agatha Christie

Razão e Sensibilidade – Jane Austen

Cai o pano – Sir Arthur Conan Doyle

O nome da rosa – Umberto Eco


Sugestões são sempre bem-vindas e comentários serão lidos e publicados com muita alegria.

Um comentário:

Lohan Nobre disse...

Eu já li alguns clássicos pra falar a verdade... Foram esses abaixo:


O Ultimo dos Moicanos
O Conde de Monte Cristo
Capitão Tormenta
O Corsário Negro
Os Irmãos Corsos
Raptado


Ixi...Esqueci os outros, mas tem outros! Quando eu lembrar eu posto aqui... =)

Postar um comentário