Seguidores

sábado, 20 de março de 2021

Precisamos falar sobre Ficção científica

Nem só de fantasia e romance vive uma leitora. A ficção científica tem uma parte importante separada nos meus gostos literários e, por que ñ dizer, televisivos e cinematográficos. E essa semana vou falar bastante disso pois estou novamente imersa no universo de Asimov, terminando a leitura de "Eu, robô" que em breve será devidamente resenhado.

Mas o que é ficção científica?

Quando se fala de ficção científica, geralmente se associa a espaço, não é?! A primeira coisa que a gente pensa é Alienígenas, Guerras intergalácticas, etc. Mas não é só isso. Indo pelo termo, ficção científica nada mais é que uma fantasia ou história criada/inventada em que existe um respaldo da ciência. O evento/ fato pode ser extrapolado ao que vemos hoje, mas se baseia em questões reais do universo da ciência. 

A primeira grande obra de ficção científica foi Frankestein de Mary Shelly em 1818. Afinal, o médico monta uma "pessoa", dá a vida de forma artificial. Temos ai um exemplo de algo possível (vide clonagens, transplantes e etc), elevado ao exagero de criatividade (um ser humano todo montado - o "monstro").

Mas ñ é apenas disso que se trata o gênero. Uma vertente em constante expansão atualmente é a distopia. Como oposição a utopia (um futuro lindo), a distopia se trata de obras em que o futuro deu tudo errado. Governos autoritários, competições mortais, guerras ou um mundo arrasado pela guerra ou por bombas... Jogos Vorazes é uma distopia, portanto é uma obra de ficção científica. Assim como Admirável mundo novo, 1984, Conto da aia, Divergente e por aí vai.

Vários livros se destacam deste gênero, assim como vários autores escreveram e acabaram com obras ganhando as telonas várias vezes.ao longo dos anos. 

  • H. G. WELLS - escritor e jornalista britânico que estudou Biologia e se dedicou ao gênero da ficção científica criando histórias reverenciadas até hoje e que servem de inspiração para praticamente a maior parte das histórias. São dele A Máquina do Tempo, Guerra dos Mundos e O Homem Invisível. Além do rigor científico de suas obras, a fantadia ajuda o autor a questionar e criticar aspectos da sociedade de sua época final do século XIX, início do XX (e que parecem tão próximos e reais ainda hoje)
  • ISAAC ASIMOV: Bioquímico da universidade de Boston e escritor, esse autor dedicou-se a escrever livros do gênero da ficção científica e se tornou um dos "3 grandes", junto com Robert Heinlein (o dia depois de amanhã) e Arthur Clarke (2001 uma odisseia no espaço). Suas principais obras contam com a série Robôs (em que criou as 3 principais leis da robótica) e a saga Fundação (em que faz cria uma história de séculos e milênios futuristas e no espaço, mas cheios de paralelos com a nossa história real da Terra). Principal características é.a inserção de explicações, conceitos e questões científicas reais porém atreladas a um contexto histórico com muita possibilidade de discussão filosófica.

Como vimos, são vários os autores e as obras de ficção científica. A maior parte dessas histórias encontraram diferentes versões no cinema como O Homem Bicentenario (com Robin Willians), Homem invisível (tem até um atual com a Elizabeth moss) ou filmes como Equilibrium (inspirado em Admiravel mundo novo, esse filme do Christian Bale é uma mistura do gênero com o primeiro matrix.

.

Eu amo esse gênero! E essa semana nos dedicaremos a resenhas e divulgações desse estilo. Já começo com os livros citados aqui. Vocês leram algum desses?! Já conheciam esses autores: O que acharam?!

Acesse nosso instagram: @mundo__sa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E você? Concorda comigo?